A Pegada Ambiental foi conhecer o Colégio São Miguel.

No dia 03 de março, o SINDALESC e a AFALESC, em conjunto com o servidor aposentado da Alesc e ambientalista Alesio dos Passos, iniciaram a fase 2022 do Projeto Pegada Ambiental. Neste dia, uma primeira escola recebeu a visita do projeto. A Escola de Ensino Fundamental São Miguel, no bairro Areias, em São José, pôde mostrar o seu espaço, a diretora e os professores foram ouvidos e puderam mostrar as necessidades e potencialidades da escola na prática ambiental.

Esta nova fase da Pegada terá esse viés, pelo qual escolas e seus estudantes, além de parlamentares e a sociedade em geral serão envolvidos em práticas de preservação  ambiental.

Dando continuidade, nesta segunda-feira (21/03), o assessor de planejamento do sindicato, professor Paludo, fez uma segunda visita com o objetivo de organizar os próximos passos do projeto, envolvendo agora também a diretoria de alimentação escolar da Secretaria Estadual de Educação.

A reunião, para além do planejamento, permitiu conhecer a história do pé de Timbaúba em frente ao Colégio. A escola traz na sua história um exemplo de conservação, quando o muro da mesma foi mudado em relação ao seu plano inicial para proteger a árvore.

Relatou a professora Ruti Albuquerque, diretora da escola:

“Salvamos a Timbaúba!”

“Antigamente tínhamos um muro que dava exatamente na linha da Timbaúba e aí estávamos num dilema: a planta cresceu e o muro rachou, já estava apresentando perigo e eu tinha que consertar o muro e ao mesmo tempo preservar a Timbaúba. Graças a Deus conseguimos ter uma ideia iluminada. Muita gente opinou, muita gente sugeriu e como é que a gente resolveu a situação? Deslocamos o muro, trouxemos o muro mais perto da escola, ampliamos a calçada e conseguimos salvar a Timbaúba.”

Enfim, o trabalho foi bastante produtivo, sendo feito um levantamento das dificuldades e potencialidades, restando os encaminhamentos que ampliarão, com a Pegada,  a prática ambiental para dentro do Colégio São Miguel.