O setembro amarelo, que em Santa Catarina é regulamentado pela Lei nº 17.558, de 2018 – SC chama a atenção para a prevenção ao suicídio e para a importância da valorização da vida e da saúde mental.

Hoje, o suicídio está no ranking de causas de morte na frente de doenças como HIV, malária e câncer de mama, e até de guerras e homicídios. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, uma em cada cem mortes no mundo ocorre por suicídio. São aproximadamente uma morte desse tipo a cada 40 segundos.

Pesquisas realizadas no país e também estudos internacionais revelam que a maioria das pessoas que morrem por suicídio já sofriam antes de algum problema que envolve saúde mental. E boa parte delas não são problemas individuais, e sim, coletivos, como a angústia de não conseguir colocar comida na mesa em tempos tão difíceis, a perda dos empregos, pressões absurdas no trabalho, o risco de perder a moradia, entre outros.

A Organização Mundial da Saúde revela que  79% dos suicídios ocorrem em países de média e baixa renda. Não se pode só esperar que quem sofre busque ajuda, são urgentes políticas públicas que combatam a fome, a miséria e outras mazelas sociais e assim garantam o acesso dessas pessoas ao acompanhamento do qual necessitam. A prevenção não pode ser uma ação individual.

Também é importante, ainda, olhar para o ambiente pois ele nos afeta e quando se deixa crescer cenários como os de assédio moral no trabalho e de outras violências, se influencia negativamente os índices de suicídio.

O Sindalesc apoia as iniciativas de valorização da vida e luta por políticas públicas que combatam efetivamente o suicídio. Se você precisa de apoio emocional ou conhece alguém que precisa, pode ligar gratuitamente para o número 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV).  O atendimento é 24 horas por dia.

#Lembre

💛Você é importante e não está sozinho!

https://youtu.be/uvUyLbdWrmM 01