No episódio de hoje da série “Seu voto: política na prática” chegou a hora de conversarmos sobre o que fazem os deputados federais, estaduais e senadores, que serão eleitos esse ano e compõem o Poder Legislativo.

O Brasil é formado por três esferas: as municipais, as estaduais e as da União. Os senadores trabalham no Poder Legislativo da esfera federativa da União e formam o Senado Federal, que, junto com a Câmara dos Deputados, compõem o Congresso Nacional. Cada estado elege três senadores.

Além de elaborar leis, os senadores têm como missão fiscalizar os atos do Executivo, podendo processar e julgar outros cargos, além de aprovar escolhas de ministros, propostas do presidente e operações financeiras. Diferentemente dos outros cargos, a duração de um mandato do senador é de oito anos.

Finalmente, elegeremos os deputados. Teremos o Federais e os Estaduais. Eles compõem a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa, respectivamente, e têm três funções principais: representar o povo brasileiro, legislar sobre assuntos de interesse nacional e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

Os Deputados Estaduais são aqueles que têm um trabalho mais próximo da Alesc, afinal, é na Assembleia Legislativa que fazem o seu trabalho. Então, como você já sabe, terão um papel muito importante para debater questões fundamentais para o nosso futuro como servidores e para toda a nossa sociedade.

A eleição para deputados é proporcional. O sistema eleitoral destina aos partidos e coligações uma quantidade de vagas proporcional às suas votações. Assim, considera os votos conquistados por cada partido ou coligação e não apenas pelo candidato.

Mais uma vez, reforçamos que é muito importante que você saiba que um político é eleito para ser o seu representante, e por isso você deve ficar atento para eleger aqueles candidatos que realmente o representam.

SINDALESC, EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DA DEMOCRACIA.

#FakeNews #desinformação #eleições #votoconsciente #PolíticaNaPrática