Nossa história

O  Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (SINDALESC) é entidade sindical reconhecida por suas ações em defesa da democracia, da ética e da transparência administrativa e por repudiar qualquer ação arbitrária na condução do processo de luta sindical.

Fundado em 8 de dezembro de 1988, o Sindalesc consolidou suas conquistas e vitórias junto à sua base, ressaltando que a luta sindical somente será forte com a união da categoria. Além disso, a entidade fortalece suas ações atuando de forma unificada com a Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa (AFALESC) e a Associação dos Funcionários Inativos e Pensionistas do Poder Legislativo (AFIPOLESC), tornando mais forte a representação dos servidores ativos e aposentados da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).

Em sua pauta de lutas destaca-se a defesa da realização do concurso público para todos os setores da Administração da Alesc; o cumprimento da revisão e reposição salarial; a implementação de programas de saúde aos servidores e o combate a privatização e a terceirização em todas as esferas da administração pública.

Sempre atento às discussões referentes ao serviço público no Estado de Santa Catarina, o sindicato respalda a luta em defesa das categorias que representam o conjunto de servidores públicos, tendo participação efetiva nos fóruns, nas manifestações e atos públicos organizados pelas entidades sindicais e movimentos sociais.

No âmbito federal, acompanha os temas nacionais, participando das discussões voltadas ao serviço público junto à Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal (FENALE).

Por ser uma entidade forte e atuante tem o compromisso de luta em defesa dos servidores do Parlamento Catarinense e suas ações são respaldadas por princípios democráticos que fortalecem a democracia, o sindicalismo e a defesa de um país cada vez mais forte, comprometido com a ética e a justiça social.