A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou no ano passado a sua maior revisão sobre saúde mental desde a virada do século. Os dados revelam que em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. 

O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. Isso sem contar que pessoas com condições graves de saúde mental morrem de 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral. Com a pandemia esses números pioraram radicalmente: a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

O mês de janeiro é importante diante deste cenário. Instituída por lei estadual, a Campanha Janeiro Branco tem como objetivo promover a conscientização da população catarinense para o tema da saúde mental.

O mês não foi escolhido por acaso. Em janeiro, é comum, devido ao início de um novo ciclo, refletirmos sobre nossa história, o sentido e o propósito da vida e, cada vez mais, é importante que cada um se coloque como prioridade, busque ajuda quando necessário e, também, que os serviços públicos estejam disponíveis para atender a quem precisa.

O abuso sexual infantil, o assédio moral no trabalho, desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática estão entre as ameaças estruturais globais à saúde mental.

A cor branca que foi escolhida para representar o mês representa uma página em branco e simboliza o desafio de desenharmos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam. 

O SINDALESC acredita que isso só será possível à medida que a depressão, a ansiedade e outros transtornos emocionais forem tratados com seriedade para que possam ser prevenidos e devidamente tratados. Que o Janeiro Branco seja uma oportunidade para incentivarmos isso. 

SINDALESC, EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DA SAÚDE MENTAL1

#saúdemental #janeirobrando #depressao #ansiedade