Dia da Amazônia
Neste domingo, 5 de setembro, foi celebrado o Dia da Amazônia, bioma que representa um terço das florestas tropicais do mundo.
A data foi escolhida para chamar a atenção sobre a destruição da floresta e de como podemos ter desenvolvimento sem necessidade de acabar com essa importante fonte de biodiversidade.
Apesar da sua importância, a Amazônia tem sido ameaçada com atividades que incluem: desmatamento, exploração madeireira, queimadas, mineração, extinção da fauna, invasão de espécies exóticas, tráfico de animais silvestres e mudanças climáticas.
A derrubada de árvores aumentou e os focos de incêndio cresceram. Para se ter ideia, o total de focos de queimadas registrados na Amazônia em maio deste ano foi 49% maior do que o número registrado no mesmo mês de 2020.
Por isso, o Sindalesc convida as pessoas a ajudar na preservação deste importante patrimônio da humanidade em meio a um cenário de preocupante degradação.
É possível, por exemplo, pressionar por leis ambientais mais rígidas, pela fiscalização e cumprimento. Preste atenção nos produtos que consome e compre somente os certificados. Além disso, use produtos reciclados e recicláveis.
Agora, confira algumas curiosidades sobre a grandiosidade da Amazônia.
O rio Amazonas é o segundo mais comprido do planeta perdendo apenas para o Rio Nilo;
De acordo com o Censo 2010 do IBGE, vivem na Amazônia cerca de 306 mil indígenas, sendo que a maioria vive na zona rural;
A Amazônia é o lar de inúmeras espécies de animais e vegetais, sendo essas matérias-primas muito importantes, por exemplo, para a fabricação de medicamentos;
A biodiversidade da Amazônia é fundamental para os sistemas globais, pois influencia o ciclo global do carbono (e, portanto, a mudança climática) e os sistemas hidrológicos hemisféricos, servindo como uma importante âncora para o clima e para as chuvas na América do Sul.
#amazonia #diadaamazonia #meioambiente #florestaamazonica #florestatropical
SINDALESC E AFALESC – EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DO MEIO AMBIENTE!