No dia em que homenageamos Florianópolis por seus 349 anos, os parabéns não são apenas para a cidade, mas a cada um que constrói a sua história. E quando falamos nessa história, precisamos lembrar dos vários povos, inclusive os invisibilizados, que contribuíram para que o lugar que um dia foi chamado de Meiembipe (na língua tupi-guarani significa elevação do monte ao longo do rio) se transformasse na cidade em que hoje vivemos.
A conquista da emancipação política data de 349 anos, mas a história da cidade começa muito antes e isso merece ser lembrado, afinal, diferentes povos indígenas ocuparam essa região há pelo menos cinco mil anos.
Apesar de a história oficial só contar as façanhas dos brancos, dos imigrantes europeus que conquistaram essa terra, em um dia como hoje não podemos deixar de homenagear os negros, que chegaram aqui como escravizados africanos.
Muito mais que um paraíso abençoado pela natureza, Florianópolis é um lugar de pessoas. É a terra onde vivem quitandeiras, lavadeiras, estivadores, marinheiros, pedreiros, operários, professores, servidores públicos, etc. Uma população diversa em suas religiões, suas tradições, sua memória.
Para muitos, Florianópolis, por suas belezas, é um paraíso. Mas nós sabemos que essa é também uma terra de muitas lutas, não apenas daquelas que ficaram no seu passado, mas também das que vivemos na busca de uma cidade mais justa.
O Sindalesc se orgulha de há 33 anos fazer parte dessa luta por uma Florianópolis que valorize os servidores e o serviço público que tanto se dedicam à nossa cidade.
Parabéns Florianópolis, por ser essa diversidade de culturas, de classes, de sonhos, de lutas. Que muitas conquistas estejam no teu caminho e de todas as pessoas que aqui vivem.
Veja o vídeo: