A saúde do trabalhador é algo tão importante que tem uma data especial para que se possa falar sobre esse tema tão importante: o 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Entre os diversos problemas de saúde que podem afetar os trabalhadores está a Síndrome de Burnout. 

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio psíquico que afeta o sistema emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e que podem levar ao esgotamento físico. 

A causa para esse problema vem diretamente do excesso de trabalho, situações desgastantes de competitividade ou responsabilidade e também do consumo de informações negativas. Quem sofre com o Burnout pode, inclusive, desenvolver outras doenças psicológicas, como depressão e ansiedade.

O filósofo sul coreano Byung-Chul Han, um dos mais reconhecidos pensadores da sociedade hiperconsumista e neoliberal, associa a Síndrome de Burnout  também a uma espécie de auto exploração. Na opinião do filósofo, é como se vivêssemos com a angústia de não estar fazendo tudo o que poderia ser feito, e de que se você não é um vencedor, a culpa é sua. 

Para evitar a síndrome de Burnout, é preciso estar atento às condições de trabalho desgastantes e ao estado de tensão emocional e estresse provocados por ela.

E é bem importante dizer que não é preciso enfrentar sozinho esse distúrbio. Um acompanhamento profissional é importante para melhorar a qualidade de vida. 

Prevenir a Síndrome de Burnout é um dos motivos que nos faz lutar por condições de trabalho melhores e mais saudáveis para todos.

SINDALESC, EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO

 

#sindrome #saudedotrabalhador #burnout