Neste dia da Trabalhadora e do Trabalhador, que comemoramos hoje, 1º de maio, queremos dar parabéns a você, servidora e servidor público, que faz o seu melhor todos os dias e não desiste da luta pelos direitos e melhores condições de trabalho.
Infelizmente, vivemos um período em que a precarização virou sinônimo de modernização. A Constituição de 1988 é taxada de ultrapassada diante deste mundo altamente tecnológico. No entanto, essas “novas relações de trabalho” necessitam de regulamentação e devem levar em conta que não podemos nem devemos acumular horas de trabalho ilimitadas ou ter direitos básicos negados.
Essa luta contra a precarização do trabalho passa por diferentes frentes, desde a revogação da reforma trabalhista, que só prejudicou os trabalhadores, até a conscientização de todos os trabalhadores e trabalhadoras de que o trabalho não é precarização, não podemos aceitar cargas horárias excessivas, empregos sem direito algum, o fim da estabilidade no serviço público ou remuneração reduzida.
A atuação dos Sindicatos se mostra cada vez mais importante nessa luta, e o Sindalesc está inserido, defendendo diversas pautas, como o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que busca a revogação do desconto de 14% dos aposentados e o “não” à PEC 32, da reforma administrativa.
Assim, ao mesmo tempo em que damos parabéns ao trabalhador e à trabalhadora pelo seu dia, lembramos a todos dos desafios que precisamos enfrentar. É o caso do desafio de lutar contra o assédio no ambiente de trabalho, de colaborar em prol das comunidades carentes de Florianópolis e o de promover a defesa do meio ambiente. Temos situações concretas para enfrentar, como a da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e região (Sinsej), que denunciou trabalho análogo à escravidão e foi ameaçada de morte. Nessas horas a nossa união faz a diferença.
Por tudo isso, no dia do Trabalhador e da Trabalhadora, queremos dizer que a sua luta também é do Sindalesc e, enquanto houver ameaças e condições de trabalho precárias, não iremos nos calar.
SINDALESC – EM DEFESA DOS TRABALHADORES E DO SERVIÇO PÚBLICO!