Não é mimimi, não é para chamar a atenção, não é frescura, não é fazer drama. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo, sendo a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil, são, em média, 14 mil suicídios por ano, o que equivale a cerca de 38 pessoas tirando a própria vida, por dia, no país. A maioria dos casos está associada a algum transtorno mental, indicando que a correta intervenção poderia evitar grande parte dessas perdas.

Antes de se julgar alguém é preciso pensar como boa parte dessas pessoas não enfrenta apenas problemas individuais, mas vivem problemas relacionados às mazelas sociais, como a angústia de não conseguir colocar comida na mesa, a perda dos empregos, pressões absurdas no trabalho, o risco de perder a moradia, entre outros.

O setembro amarelo, que em Santa Catarina é regulamentado pela Lei nº 17.558, de 2018 – SC chama a atenção para a prevenção ao suicídio e para a importância da valorização da vida e da saúde mental. Mas esse também é um mês que sinaliza a necessidade de os governos implementarem políticas públicas mais efetivas para, por exemplo, reduzir a pobreza, a fome e a falta de empregos, questões que impactam diretamente a saúde mental.

No Sindalesc, temos buscado a redução do assédio moral no trabalho e de outras violências contra o trabalhador. Nós apoiamos as iniciativas de valorização da vida e entendemos que a prevenção ao suicídio é uma construção coletiva.

Hoje, queremos lembrar que, se você está passando por um momento no qual precisa de apoio emocional ou conhece alguém que precisa, pode ligar gratuitamente para o número 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV). O atendimento é 24 horas por dia.

#Lembre
💛Você é importante e não está sozinho!

#setembroamarelo #transtornosmentais #saude #bemestar #sindalesc #saudemental