Em agosto deste ano, quando o apresentador Fausto Silva passou por uma cirurgia de transplante de coração, houve a abertura de um espaço de discussão importante sobre o tema. Apesar de ser feita no Brasil desde 1968, ainda existe dificuldade de encontrar doadores. Atualmente, a fila de espera de doadores é de mais de 380 pessoas, segundo a Central Nacional de Transplantes.A doação, que só pode ser feita após a morte do doador, leva em conta fatores como idade, o diagnóstico que levou à morte clínica e o tipo sanguíneo, para saber se há receptor compatível.
É por isso que neste 29 de setembro, quando acontece o Dia Mundial do Coração, é fundamental refletir sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde cardíaca e também sobre a importância da doação de órgãos.
Motivos para Doar órgãos:
- 🤝Salve Vidas: um único doador pode salvar até oito vidas, e melhorar inúmeras outras, fornecendo tecidos como córneas, pele e válvulas cardíacas.
- 🤝Herança de Amor: deixar um legado de compaixão e generosidade é uma maneira poderosa de impactar o mundo.
- 🤝Avanços Médicos: A pesquisa médica depende de doadores para desenvolver novas técnicas e tratamentos. Sua doação pode contribuir para o avanço da medicina e salvar ainda mais vidas no futuro.
- 🤝 Mudança de Percepção: Ao doar, você influencia positivamente a maneira como a sociedade vê a doação de órgãos, incentivando outros a fazerem o mesmo.
Para ser um doador, é preciso assegurar-se que seus médicos, familiares e amigos estão cientes da sua decisão, para que a sua escolha seja respeitada. Também é possível ser um doador em vida. Para isso, você pode acessar o site da Aliança Brasileira pela doação de Órgãos e Tecidos (Adote), fazer seu cadastro e download do cartão de doador.
Tornar-se um doador de coração é uma jornada de compaixão, generosidade e esperança. É um ato que pode salvar vidas, criar legados significativos e inspirar outros a seguirem o exemplo. ❤️🌟
#DiaMundialDoCoração #DoaçãoDeÓrgãos #CuideDoSeuCoração