O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que acontece neste domingo, 28 de abril, é um chamado à conscientização de empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a importância da implementação de ações preventivas relacionadas a acidentes e doenças ocupacionais.
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2 milhões de pessoas perdem suas vidas anualmente devido a doenças relacionadas ao trabalho.
O estudo da OMS e da OIT apontou 19 fatores de risco ocupacional, revelando a diversidade de ameaças que os trabalhadores enfrentam diariamente. Eles vão desde longas jornadas de trabalho até exposição a poluentes ambientais e substâncias nocivas. As longas jornadas de trabalho são o principal fator de risco, contribuindo para aproximadamente 750 mil mortes por doenças cardíacas e derrames todos os anos.
No último ano, o Ministério da Saúde ampliou a lista de patologias ocupacionais, incluindo condições como a síndrome do esgotamento profissional, ansiedade e depressão. Isso é um lembrete importante de que nem todas as doenças ocupacionais são visíveis ou físicas. A saúde mental dos trabalhadores é tão vital quanto sua saúde física e deve ser tratada com a mesma seriedade.
Diante desses desafios, é fundamental que empregadores, governos e sociedade em geral tomem medidas proativas para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
Neste Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, vamos nos unir em um compromisso renovado de priorizar a segurança e o bem-estar dos trabalhadores em todos os setores, especialmente dos servidores da Alesc. Vamos aproveitar essa oportunidade para promover uma cultura de prevenção e responsabilidade compartilhada. Somente juntos podemos construir um futuro onde todos possam trabalhar com segurança, dignidade e respeito.