Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente. Ainda que o índice esteja dentro do intervalo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que varia de 1 a 3%, ele não chega nem perto de ser o suficiente para atender a demanda do país. 

O Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue, acontece justamente para mostrar como quem doa sangue ajuda a salvar muitas vidas. O mês é celebrado globalmente com ações para ampliar as doações no mundo todo, e conta também com eventos e atividades em Florianópolis. 

Esta sexta-feira, 14 de junho, é uma data importante dentro do calendário do Junho Vermelho porque sinaliza o Dia Mundial do Doador de Sangue. Ele é uma forma de enaltecer todas aquelas pessoas que fazem um importante gesto de amor ao próximo ao doarem sangue e, também, serve para chamar a atenção daqueles que ainda não são doadores sobre como uma simples doação pode salvar vidas. 

Para doar é preciso cumprir alguns requisitos básicos, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50kg. Para homens é estabelecido um intervalo de 60 dias entre uma doação e outra; para mulheres o prazo é de 90 dias. 

Uma só doação que você faz pode beneficiar até quatro vidas, e pode ser feita em hemocentros de todo o estado. 

Nós do Sindalesc queremos parabenizar a todos aqueles que já são doadores pelo seu dia e aproveitar esse momento para convidar os servidores da Alesc e suas famílias a se tornarem doadores e fazerem esse gesto tão importante em defesa da vida.