A cada 45 minutos, uma pessoa tira a própria vida no Brasil. E a maioria dos casos está diretamente relacionada a doenças mentais não diagnosticadas ou não tratadas adequadamente. Por isso, ao contrário do que se pensava no passado, quando existia um grande preconceito, inclusive em falar sobre o tema, essa é uma questão de saúde pública e que pode ser prevenida com informação e acesso à políticas públicas de saúde mental.

A chegada de mais um setembro amarelo, que em Santa Catarina é regulamentado pela Lei nº 17.558, de 2018 – SC chama a atenção para a prevenção ao suicídio e para a importância da valorização da vida e da saúde mental. Quando se fala no tema, é importante dizer que esse tipo de prevenção passa também pela prevenção da pobreza, da fome e da falta de empregos, questões que impactam diretamente na saúde mental da população.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), acontece um milhão de casos no mundo todos os anos, se levado em conta os casos subnotificados.

Segundo a OMS, 90% dos casos poderiam ser prevenidos pelo simples fato de se ter alguém com quem conversar. Por isso, a campanha deste ano tem um tema bem especial: “Se precisar, peça ajuda!”.
Nós do Sindalesc nos somamos a essa causa e lembramos que é preciso falarmos sobre o assunto 365 ao ano. E precisamos de mais investimento em prevenção e tratamento psiquiátrico adequado. A conscientização e o suporte podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas e contribuir para a prevenção do suicídio. Temos buscado a redução do assédio moral no trabalho e de outras violências contra o trabalhador justamente por entendermos que a prevenção ao suicídio é uma construção coletiva. Lembre-se: se precisar, peça ajuda!

E lembre-se, se você está passando por algum momento em que precisa de apoio emocional ou conhece quem precisar, pode ligar gratuitamente para o número 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV).