Este 1º de Maio, Dia da Trabalhadora e do Trabalhador, é um momento importante para refletirmos sobre o papel vital dos sindicatos na defesa de direitos e na promoção de melhores condições de trabalho.

O movimento sindical brasileiro tem sua história marcada pela resistência aos regimes autoritários e às políticas neoliberais que até os dias de hoje ameaçam os direitos dos trabalhadores.

Ao mesmo tempo que o sindicato é a voz dos trabalhadores que representa, a força dos sindicatos reside na união coletiva dos trabalhadores. Ao se unirem em torno de objetivos comuns, as categorias conseguem exercer uma pressão muito mais forte sobre os empregadores e o governo para alcançar suas demandas.

A importância da luta coletiva não pode ser subestimada: é através dela que conquistas são alcançadas e retrocessos são evitados.

Os sindicatos não apenas negociam condições e benefícios, mas também organizam lutas em defesa dos direitos trabalhistas. Eles representam os interesses dos trabalhadores em negociações de convenções e acordos coletivos, além de fiscalizarem as condições de trabalho. A contribuição dos associados e a sua participação é essencial para manter a força do sindicato e garantir que todos os trabalhadores sejam amparados.

Além das negociações por direitos, os sindicatos oferecem orientação e suporte jurídico aos trabalhadores, combatendo assédios e garantindo o cumprimento da legislação trabalhista. Também promovem atividades de formação e parcerias que beneficiam não apenas os trabalhadores, mas suas famílias e realizam diversas ações em prol de toda a comunidade.

Neste Dia do Trabalhador e Trabalhadora, reforçamos não só que estamos ao lado de cada servidor da Alesc, mas destacamos a importância dos sindicatos como agentes de mudança e proteção. Fortalecer o sindicato é essencial para garantir um ambiente laboral justo e digno para todos.

Sindalesc, 35 anos de lutas e conquistas de direitos.