15 de Maio: Dia da Assistente Social

O 15 de Maio marca o Dia do (a) Assistente Social. Para todos nós, que lutamos por transformações na sociedade, esses profissionais exercem um papel muito importante, podemos dizer que são uma das forças por trás da transformação social nos mais diferentes papéis que executam em sua profissão.

Segundo o Conselho Federal de Serviço Social, hoje há mais de 200 mil assistentes sociais no país. Esses profissionais podem atuar na Política de Assistência Social, como responsáveis pelo fortalecimento dessa política pública, na Política de Saúde, Educação, Terceiro Setor, empresas, entre outros campos de atuação. Seu trabalho sempre é voltado para o comprometimento com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, algo que é fundamental para a construção de uma sociedade melhor para todos.

O trabalho incansável dos assistentes sociais são uma fonte de apoio e esperança para inúmeras comunidades, em especial as mais vulneráveis. A profissão de assistente social vai além do simples ato de oferecer ajuda. Elas constituem uma rede de suporte emocional, orientação prática e defesa incansável dos direitos e dignidade daqueles que mais precisam.

A essência do trabalho de um assistente social reside não só na capacidade de compreender as necessidades imediatas das pessoas, mas também nas complexas dinâmicas sociais que moldam suas vidas. Além disso, os assistentes sociais desempenham um papel crucial na defesa dos direitos humanos, lutando contra a injustiça social, a discriminação e a exclusão.

Neste Dia da Assistente Social, queremos reconhecer todos (as) esses (as) profissionais, em especial os que trabalham na Alesc, expressando gratidão pelo impacto positivo de seu trabalho em busca da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.