Conscientização e Prevenção ao assédio

Saiba tudo sobre a nossa campanha

Campanha Assédio é coisa séria!

Campanha do Sindalesc mostra que assédio é coisa séria

Uma série de ações buscando atacar o assédio no trabalho de diferentes formas, desde o desconhecimento sobre ele até o combate a essa prática tão nociva na nossa sociedade marcaram o último ano no Sindalesc.

Tudo começou quando o sindicato começou a ser procurado por algumas pessoas que tinham dúvidas sobre se algumas questões que aconteciam no seu ambiente de trabalho caracterizavam ou não assédio.Percebemos que era preciso entender a dimensão do problema para planejarmos como poderíamos atuar de forma mais qualificada para prevenir a prática, ouvir as vítimas e combater o assédio especialmente no ambiente de trabalho.

Algo que nos surpreendeu foi que muitas pessoas pensavam que o assédio se dava apenas em uma situação extrema, envolvendo violência física, quando, na verdade, ele pode aparecer usando diferentes máscaras. Por isso, percebemos que informar também era uma forma de combater o assédio e os assediadores.

A pandemia exigiu a reorganização de toda a estrutura de trabalho como até então a conhecíamos. Essas novas demandas trouxeram mais relatos e com elas a preocupação sobre uma pressão maior sobre os trabalhadores e trabalhadoras e, principalmente, sobre questões que envolviam as jornadas de trabalho. Tudo isso pesava sobre a saúde mental dos servidores.

Foi então que decidimos organizar um grupo de trabalho que envolveu pessoas não apenas do Sindalesc, mas de diferentes áreas, às quais somos muito gratos pelas contribuições. Esse grupo é responsável não apenas pela cartilha que lançamos hoje, mas também por várias atividades que desenvolvemos ao longo de toda a campanha. Realizamos a Live “Assédio no Ambiente de Trabalho”, estudamos o tema, criamos mecanismos de escuta e buscamos, de todas as formas, combater a cultura do assédio.

Nesta quarta-feira (23 de novembro), também acontece a Audiência Pública, no plenarinho da Alesc, para discutir o assédio no serviço público.

A audiência foi realizada pela deputada estadual Luciane Carminatti em conjunto com o Sindalesc e o Fórum Catarinense do Serviço Público. A deputada é autora da Lei n° 17.742, de 27/06/2019, que dispõe sobre a divulgação de mensagem visando ao combate do assédio moral no âmbito da Administração Pública Estadual.

Todas essas frentes são formas que temos encontrado para garantir e lutar por ambientes de trabalho mais saudáveis para todos nós.

Lançamento da Cartilha

Um dos resultados importantes de toda a discussão que foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho sobre o tema é a cartilha de prevenção Assédio é coisa séria. Nela, é possível encontrar informações sobre os diferentes tipos de assédio, tirar dúvidas sobre situações que caracterizam esse tipo de crime, saber onde buscar ajuda e, no caso dos assediadores, também aprender que o desrespeito às diferenças, as piadas de mal gosto e causam constrangimento, o fato de se aproveitarem de seus cargos para buscarem privilégios ou colocarem seus subordinados em situações vexatórias, não são, nem de longe brincadeiras, e caracterizam situações bastante sérias, que precisam ser combatidas com rigor.

Esperamos que a cartilha ajude a todos a criarem ambientes mais acolhedores para que o nosso trabalho na Assembleia Legislativa seja cada vez melhor.

Nossos conteúdos sobre Assédio

Rua Silva Jardim, 249 – Sala 101 – Centro – CEP 88020-199 – Florianópolis/SC