Projeto Pegada Ambiental

Os sindicatos têm papel fundamental na disseminação de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente. A responsabilidade socioambiental precisa se tornar postura das pessoas e instituições para resgatar a qualidade de vida e a dignidade humana.
Sendo assim, o sindicato busca somar esforços nas comunidades e protagonizar este tema junto às suas bases e no espaço político em que atua, no âmbito do poder legislativo catarinense. Qualidade de vida é sinônimo de respeito e preservação do meio ambiente.

O Projeto Pegada Ambiental surgiu por iniciativa estratégica do SINDALESC, em união com a AFALESC e especialistas voluntários conhecedores de temas ambientais com o objetivo da promoção de ações de cuidado com o meio ambiente, em caráter permanente, com um tema a ser desenvolvido a cada ano. O tema escolhido para 2021 compreende a preservação de espécies de árvores nativas, com incentivo ao seu plantio e cuidado.
Nesse sentido, foram definidos os objetivos específicos, com atividades a serem desenvolvidas neste ano, com marco inicial no dia da árvore, a 21 de setembro:

🌱 Convidar o Presidente da Alesc, o Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, Dep. Ivan Naatz, e o Dep. Pe. Pedro Baldissera, além dos demais deputados a participar do lançamento do projeto;

🌱 Propor indicação para que seja instituído o programa de classificação de arvoredos de interesse público no Estado de Santa Catarina;

🌱 Apresentar um Projeto de Lei para declarar integrante do Patrimônio Cultural do Estado de Santa Catarina as árvores de tamanho monumental;

🌱 Realizar lançamento solene com plantio de uma imbuia, uma espinheira santa e um pau brasil, com a presença dos deputados e deputadas da Alesc, no dia da árvore;

🌱 Promover oficina sobre plantas medicinais e plantas comestíveis;

🌱 Distribuição de mudas para incentivar o plantio de árvores nativas;

🌱 Divulgar programa Alesc Sustentável.

.

Foram convidados três servidores comprometidos com o tema ambiental, que atuam em áreas distintas, para colaborar, de maneira voluntária, na execução deste projeto.

Alésio dos Passos Santos
Coordenador do Projeto Farmácia Viva Itinerante com o Deputado Padre Pedro Baldissera.

Armando Luciano Carvalho Agostini
Servidor lotado na Consultoria Legislativa – Mestre em Ciência Jurídica na área Ambiental, com dupla titulação (Universidade do Vale de Itajaí e Universidade de Alicante, na Espanha)

Marcelo Lubi
Servidor lotado na Coordenadoria de Serviços Técnicos – Graduado em Marketing e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e Gestor do Projeto Alesc Sustentável.

No dia 20 de agosto foi realizada a live preparatória para o lançamento do Projeto Pegada Ambiental, do SINDALESC e AFALESC juntamente com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e entidades sociais.

No dia 15 de setembro, Projeto Pegada Ambiental é apresentado na Comissão de Meio Ambiente Servidores da Assembleia Legislativa.

No dia 21 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, o SINDALESC e a AFALESC em parceria com a ALESC, realizaram o lançamento do Projeto Pegada Ambiental na ALESC. Como ato simbólico, as entidades fizeram o plantio de três espécies nativas na frente da sede da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A Imbuia, a Espinheira Santa e o Pau-Brasil, são considerados símbolos de Santa Catarina.

Saiba mais sobre a Espinheira-santa, Imbuia e Pau-brasil

Espinheira-Santa
Imbuia
Pau-Brasil


Em 2022, o SINDALESC e da AFALESC, realizaram parceria com a  Escola Estadual Jurema Cavallazzi, no bairro José Mendes e o Centro de Integração Social, na Vila Aparecida.

No dia 13 de abril,  o servidor aposentado da Alesc e ambientalista Alesio dos Passos esteve no Centro de Integração Social, na Vila Aparecida, para uma conversa com a comunidade e plantio de mudas de diversas plantas.

Alesio recolheu na comunidade uma série de plantas com fim medicinal e explicou para a comunidade sobre elas, tirando dúvidas sobre as suas propriedades e ensinando como prepará-las. A ideia é que a comunidade possa fazer uso adequado das plantas que dispõe perto de suas casas.

O ambientalista explicou que a Farmácia Viva, ou seja, o uso de plantas com propriedades medicinais, foi instituída pelo Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Assim, evidenciou como o cultivo de espécies vegetais medicinais pode trazer benefícios para a comunidade.
Depois da conversa, foram plantadas 16 mudas de plantas comestíveis e medicinais. O ambientalista orientou a comunidade sobre os cuidados de cultivo de cada uma delas.

Na manhã do 23 de agosto, o projeto Pegada Ambiental movimentou o Colégio Jurema Cavallazzi no bairro José Mendes.

O presidente do Sindalesc, Alexandre Melo e o servidor aposentado da Alesc e ambientalista Alesio dos Passos, acompanhados do professor de geografia da escola, Eduardo de Souza e da professora de ciências, Eunice Pereira Gonçalves dos Santos, fizeram o plantio de várias mudas medicinais, entre elas, erva de baleeira, sálvia, funcho e oro-pro-nobis dourado.

A escola recebeu a primeira visita do projeto em abril, quando representantes do Sindalesc e da Afalesc conheceram atividades que já eram desenvolvidas no estabelecimento de ensino, como o cultivo de horta, o trabalho de proteção de nascentes de água e os projetos de estudo e pesquisa relacionados aos sambaquis.

A intenção do Projeto Pegada Ambiental é envolver os estudantes, os professores, as comunidades, além de parlamentares e a sociedade em geral em práticas de preservação ambiental

 


O Sindalesc, a Afalesc e a Afipolesc organizaram duas atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente, no dia 7 de junho, no Hall de entrada do Palácio Barriga Verde.

Quem foi ao Hall de entrada do Palácio Barriga Verde pôde acompanhar o lançamento do livro “Alterações do código Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina”. O autor da obra, Armando Agostini, é servidor da Alesc e desenvolveu sua carreira acadêmica ligando as Ciências Jurídicas e a área ambiental.

A obra de Agostini examina todos os dispositivos da lei 18.350 de 2022, que altera o Código Estadual do Meio Ambiente.

Outra atividade do encontro que chamou a atenção foi a Exposição sobre Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias não convencionais, as PANCs, organizada pelo servidor aposentado da Alesc Alesio dos Passos Santos, o qual coordena o Projeto Farmácia Viva.

Tanto Agostini quanto Alessio mostraram a importância da preservação do meio ambiente e de que se conheça bem os recursos naturais. Por conta disso, salientaram a importância de projetos como o Pegada Ambiental, que é desenvolvido em conjunto pelo Sindalesc, Afipolesc e Afalesc. Uma das ações do projeto busca justamente que uma comunidade e duas escolas de Santa Catarina aprendam a fazer uso adequado das plantas que dispõem perto de suas casas e também a proteger e respeitar o meio ambiente.

Essas plantas que têm desenvolvimento espontâneo e são facilmente encontradas em jardins, hortas, quintais e até mesmo em calçadas de rua puderam ser degustadas no evento. Elas foram preparadas pela nutróloga Cléa Mota e resultaram em delícias como pão de ora pro nobis, pães de beijo de abóbora, moringa, e batata doce com manjericão, bolo de tangerina com semente de abóbora, bolo de casca de banana, pesto de urtiga, suco de capim limão entre outros pratos que chamaram muito a atenção pelas suas cores, aromas e sabores.

 

 


Nossos conteúdos nas Mídias Sociais

Endereço

 

Rua Silva Jardim, 249 – Sala 101 – Centro – CEP 88020-199 – Florianópolis/SC

 

Tefefones

(48) 3223-1600 / (48) 9 98809-0430

E-mail

sindalesc@hotmail.com