Projeto Pegada Ambiental

Os sindicatos têm papel fundamental na disseminação de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente. A responsabilidade socioambiental precisa se tornar postura das pessoas e instituições para resgatar a qualidade de vida e a dignidade humana.
Sendo assim, o sindicato busca somar esforços nas comunidades e protagonizar este tema junto às suas bases e no espaço político em que atua, no âmbito do poder legislativo catarinense. Qualidade de vida é sinônimo de respeito e preservação do meio ambiente.

O Projeto Pegada Ambiental surgiu por iniciativa estratégica do SINDALESC, em união com a AFALESC e especialistas voluntários conhecedores de temas ambientais com o objetivo da promoção de ações de cuidado com o meio ambiente, em caráter permanente, com um tema a ser desenvolvido a cada ano. O tema escolhido para 2021 compreende a preservação de espécies de árvores nativas, com incentivo ao seu plantio e cuidado.
Nesse sentido, foram definidos os objetivos específicos, com atividades a serem desenvolvidas neste ano, com marco inicial no dia da árvore, a 21 de setembro:

🌱 Convidar o Presidente da Alesc, o Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, Dep. Ivan Naatz, e o Dep. Pe. Pedro Baldissera, além dos demais deputados a participar do lançamento do projeto;

🌱 Propor indicação para que seja instituído o programa de classificação de arvoredos de interesse público no Estado de Santa Catarina;

🌱 Apresentar um Projeto de Lei para declarar integrante do Patrimônio Cultural do Estado de Santa Catarina as árvores de tamanho monumental;

🌱 Realizar lançamento solene com plantio de uma imbuia, uma espinheira santa e um pau brasil, com a presença dos deputados e deputadas da Alesc, no dia da árvore;

🌱 Promover oficina sobre plantas medicinais e plantas comestíveis;

🌱 Distribuição de mudas para incentivar o plantio de árvores nativas;

🌱 Divulgar programa Alesc Sustentável.

.

Foram convidados três servidores comprometidos com o tema ambiental, que atuam em áreas distintas, para colaborar, de maneira voluntária, na execução deste projeto.

Alésio dos Passos Santos
Coordenador do Projeto Farmácia Viva Itinerante com o Deputado Padre Pedro Baldissera.

Armando Luciano Carvalho Agostini
Servidor lotado na Consultoria Legislativa – Mestre em Ciência Jurídica na área Ambiental, com dupla titulação (Universidade do Vale de Itajaí e Universidade de Alicante, na Espanha)

Marcelo Lubi
Servidor lotado na Coordenadoria de Serviços Técnicos – Graduado em Marketing e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e Gestor do Projeto Alesc Sustentável.

No dia 20 de agosto foi realizada a live preparatória para o lançamento do Projeto Pegada Ambiental, do SINDALESC e AFALESC juntamente com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e entidades sociais.

No dia 15 de setembro, Projeto Pegada Ambiental é apresentado na Comissão de Meio Ambiente Servidores da Assembleia Legislativa.

No dia 21 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, o SINDALESC e a AFALESC em parceria com a ALESC, realizaram o lançamento do Projeto Pegada Ambiental na ALESC. Como ato simbólico, as entidades fizeram o plantio de três espécies nativas na frente da sede da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A Imbuia, a Espinheira Santa e o Pau-Brasil, são considerados símbolos de Santa Catarina.

Saiba mais sobre a Espinheira-santa, Imbuia e Pau-brasil

Espinheira-Santa
Imbuia
Pau-Brasil

Endereço

Rua Silva Jardim, 249 – Sala 101 – Centro – CEP 88020-200 – Florianópolis/SC

Tefefones

(48) 3223-1600 / (48) 9 98809-0430

E-mail

sindalesc@hotmail.com