O Sindalesc teve a honra de receber na manhã da última quinta-feira, 19, três de seus membros fundadores, integrantes da primeira diretoria deste sindicato: Felipe Xavier Felício, 74, o primeiro presidente; Onofre Santo Agostini, 78, 1º tesoureiro, que posteriormente, como deputado, assumiu a presidência da ALESC em diferentes momentos; e José Agrício Gonçalves, fundador, membro de 7 das 14 diretorias do sindicato em períodos diversos e participante ativo de sua história.

O encontro fez parte dos trabalhos de resgate da memória do Sindalesc, em comemoração aos 30 anos da entidade, completados no dia 8 de dezembro deste ano. Ambientados por documentos históricos e algumas fotos antigas, a entrevista/bate-papo foi uma verdadeira viagem no tempo. Além da importante ajuda para costurar a história registrada em documentos, com informações sobre o contexto da fundação, a ALESC pré e pós ditadura e Constituição de 88, a primeira greve; os entrevistados trouxeram também algumas curiosidades: “Eu fui o tesoureiro que nunca assinou um cheque.” disse emocionado o fundador Onofre Agostini, referindo-se à época em que o sindicato não tinha arrecadação. “Nós não tínhamos dinheiro nem para pagar o registro”, lembra saudoso o ex-presidente Felipe. “A gente pagava do bolso. Fazia vaquinhas, rifas…”, conta o fundador Agrício.

No encontro a atual administração observou também que algumas similaridades se mantém até hoje. “As pautas mudaram, mas observamos que só com um sindicato atuante e muito trabalho a categoria consegue avançar” afirmou o atual presidente Diego Vieira. O trabalho de resgate histórico vai continuar e o objetivo será montar uma exposição em homenagem a data a ser exposta no hall do Palácio Barriga Verde. Aguardem novidades!

[IMG-Gal id=1720]