O Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa realizou no dia 06 de dezembro Assembleia Geral para debater a contribuição sindical dos associados. A assembleia foi necessária pois, com a incorporação dos 60% aos vencimentos (rubrica 001 do contracheque) a mensalidade do sindicato subiria de valor. Hoje a contribuição para o sindicato equivale a 1% do que é pago nesta primeira rubrica (vencimento). Desta forma, a proposta da diretoria foi de diminuir o percentual para manter a arrecadação sindical nos mesmos patamares sem onerar mais o servidor.

INADIMPLÊNCIA

No debate foi levantada também a preocupação da inadimplência crescente dos servidores com o sindicato. Com a adoção do Ato da Mesa 440 de 2017 que limitou as margens de desconto da folha em 40%, o SINDALESC foi colocado pela administração COMO ÚLTIMO na prioridade de recebimento dos descontos. Assim, o servidor que estoura essa margem deixa de contribuir com a entidade. O rombo causado pela adoção deste critério que não prioriza a entidade sindical pela administração já ultrapassa 40 mil reais (quarenta mil reais).  A Assembleia Geral definiu a luta pela mudança desse critério em defesa do SINDALESC como prioridade.

DEBATE SOBRE OS VALORES

Hoje a arrecadação está fixada em 1% da folha. No debate foram apresentadas pelo 1º Secretário do SINDALESC, Antônio Vitor Ulrich, os números atuais e três opções de novos valores: o de 0,63%, que acarretaria diminuição na arrecadação sindical; 0,70% que resulta em leve aumento nas receitas da entidade e 0,75% que colocaria o valor da mensalidade do SINDALESC no mesmo valor cobrado pela AFALESC. Um dos presentes, o servidor Johni Lucas da Silva, advertiu para a necessidade de manter as receitas em bom valor em razão das lutas dos servidores públicos que devem surgir nos próximos anos. Após debates os presentes votaram por unanimidade na fixação do valor em 0.70% da rubrica 001.

CONTINUIDADE DO CONGELAMENTO

Foi autorizado ainda pela Assembleia Geral a continuidade do congelamento dos valores, atitude tomada em outubro, até decisão definitiva da diretoria do SINDALESC. O objetivo é que o sindicato lute primeiro pela mudança do Ato da Mesa que regulamenta os descontos e só depois solicite a administração a adoção do novo percentual.