Dia Mundial do Doador de Sangue – 14 de junho

Esta data foi criada com o objetivo de homenagear a todos doadores de sangue e conscientizar os não – doadores sobre a importância, que pode salvar milhares de vidas.

A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014. O dia escolhido para esta data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), Karl foi um imunologista austríaco que através de seus estudos, descobriu o fator Rh, e as diferenças entre os tipos sanguíneos.

O que é necessário para doar?
• Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
• Pesar acima de 50 kg • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
• Ter repousado bem na noite antes da doação;
• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
• Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Lembrando que neste período de pandemia as doações precisam ser agendada por meio dos telefones (48) 32219712 – (48) 32219713. Os doadores deverão se apresentar no hemocentro usando máscaras, e preferencialmente sem acompanhantes.

O SINDALESC parabeniza a todos os doadores! ❤ Nosso carinho e gratidão a todos os doadores que transformam esperança em vida!

Seja também um doador de sangue, o seu gesto pode salvar muitas pessoas.

Endereço Hemosc: Av. Othon Gama D’eça, 756 – centro – Florianópolis

#juntossalvamosvidas #sangue #doacao #doesangue #doevida #hemocentro #blood #sindicatosolidario #sindalesc #hemosc #afalesc