SETEMBRO AMARELO – Lei nº 17.558, de 2018 – SC
Instituída por lei estadual, a campanha setembro amarelo visa promover palestras e seminários para orientar e alertar a população sobre como reconhecer possíveis suicidas, bem como palestras direcionadas aos profissionais de saúde para qualificá-los na identificação de pacientes que se enquadrem nesse perfil.

Este mês foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A cor da campanha foi inspirada em uma história trágica. Em 1994, Michael Emme, um jovem americano de apenas 17 anos, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano são registrados mais de 800 mil suicídios no mundo, o que representa aproximadamente uma morte a cada 40 segundos. Além disso, a cada três segundos alguém atenta contra a própria vida. No Brasil, são mais de 11 mil casos anualmente.

Diante desse quadro, o Sindalesc abraça essa causa e traz algumas recomendações para auxiliar quem está sob o risco de suicídio:
– Não tenha medo de tocar no assunto e coloque-se à disposição para ajudar;
– Ouça com atenção tudo o que a pessoa disser;
– Busque ajuda profissional, mesmo que a pessoa resista.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é responsável por promover apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente, sob total sigilo, pelo telefone 188, assim como por e-mail e chat 24 horas todos os dias.