Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a data foi instituída com o objetivo principal de realçar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.

No seu sentido mais amplo, democracia é o que torna todos iguais perante a lei e dá à população o direito de escolher seus representantes. Em outras palavras, é o exercício do poder político por parte do povo. Entretanto, apesar de estar fortemente relacionada ao âmbito político, ela é muito mais abrangente, pois também está ligada aos aspectos sociais, econômicos e culturais de um povo.

O SINDALESC acredita que somente em uma democracia podemos ter liberdade de expressão e garantia de que todas as vozes sejam ouvidas da mesma maneira.

Por meio desse regime político, temos também assegurados a igualdade de oportunidades, o respeito diversidade e a participação popular. Por isso é importante refletir o valor que esse regime tem para todos nós! Viva a democracia!