Na noite desta quinta-feira (8), o SINDALESC e AFALESC, em parceria com a Associação Amigos da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM), realizaram a cerimônia de entrega dos certificados “Curso de Informática – Educação de Jovens para o Mercado de Trabalho”, no plenarinho do Palácio Barriga Verde.  O curso durou aproximadamente três meses e atendeu 24 jovens de 13 a 19 anos em vulnerabilidade social. Para muitos dos jovens presentes essa foi a primeira certificação profissional recebida na vida.

O presidente da Acam Claudio Ramos Floriani Júnior destaca que o sentimento é dever cumprindo: “o SINDALESC e AFALESC estão de parabéns pela iniciativa e pela oportunidade dada para esses jovens que moram no morro se qualificarem e melhorarem de vida.” As aulas aconteceram em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde nas terças e quintas feiras e foram ministradas pelo primeiro secretário do SINDALESC Antônio Vitor.

Além das aulas de informática, a secretária do SINDALESC Roberta Vainstock, que tem especialização em Recursos Humanos, deu aulas para preparar os adolescentes para entrevistas de emprego e para o mercado de trabalho. O professor e secretário do Sindalesc, Antônio Vitor Ulrich, explicou que o curso tem o objetivo de capacitar os alunos para o mercado de trabalho: “foram 3 meses muitos proveitosos, com aulas de informática, orientações das principais informações no currículo e comportamento em entrevistas. Para Ulrich os alunos saíram do curso bastantes motivados e com boas expectativas.

Outro ponto abordado no curso foi a cidadania e o funcionamento de uma casa de leis. Entre as atividades desenvolvidas foi feita uma visita guiada ao Parlamento com a colaboração da equipe da Coordenadoria de Eventos para que os alunos compreendessem o funcionamento da ALESC. Mesmo morando ao lado da Assembleia Legislativa, a grande maioria dos alunos jamais havia pisado dentro do Palácio Barriga Verde. Para o presidente do SINDALESC Diego Vieira esse também é um dos grandes méritos da ação: “Precisamos construir uma ponte entre a Assembleia Legislativa e a comunidade que mora ao lado. Temos de diminuir essa distância entre o morro e o Poder Legislativo e tentar passar aos alunos que esse também é um lugar a ser ocupado por eles”

 

SOBRE A ACAM

A   ACAM é uma instituição que tem mais de 20 anos de atuação e promove trabalhos de cunho social e educativo para as crianças e adolescentes, de caráter continuado, na direção de fortalecer a função protetiva das famílias. Sua atuação é no Morro do Mocotó e atende a mais de 200 crianças em vulnerabilidade social.  A ACAM está inserida em um dos maiores bolsões de pobreza existentes na cidade de Florianópolis, no complexo do Maciço do Morro da Cruz.