Na manhã dessa quinta-feira (9) o Presidente da Assembleia Julio Garcia realizou uma reunião remota com a nova diretoria do SINDALESC. Participaram também da reunião a Diretora Geral Natel Lorenz e o Chefe de Gabinete da Presidência Eron Giordani. Esse foi o primeiro encontro entre o Presidente da Casa e a nova diretoria, que tomou posse oficialmente no dia 13 de abril.

A reunião teve como objetivo a apresentação oficial da nova diretoria do sindicato e encaminhar uma pauta de reivindicações da categoria. O Presidente Julio Garcia se mostrou bastante receptivo e aberto ao diálogo, e recebeu as demandas do sindicato já determinando a análise de algumas das pautas pela direção da Casa.

Sobre a pauta da Reforma da Presidência Estadual, diante da pandemia da Covid-19 as discussões foram suspensas e diante da intencionalidade do relator em colocar o tema para continuar em tramitação, os representantes do SINDALESC solicitaram uma reunião virtual entre os presidentes de todos os sindicatos de servidores públicos estaduais com o Presidente da ALESC, Deputado Julio Garcia e o relator do PLC 33/2019 e PEC 13.3/2019, Deputado Maurício Skudilack. A reunião virtual com os representantes sindicais será marcada para próxima semana e será confirmada pela Direção Geral da Casa.

Este tema vem sendo debatido desde o início do ano legislativo. No dia 5 de março, servidores públicos estaduais, representados por suas entidades, estiveram presentes na audiência pública que debateu o Projeto de Lei Complementar (PLC – 33.5/2019) e o Projeto de Emenda a Constituição (PEC 13.3) que estavam em tramitação e receberam uma proposta de substitutivo global do relator, Deputado Maurício Skudilack.

A Reforma da Previdência Estadual é uma das pautas que mais precisa de diálogo com todas as categorias de servidores públicos catarinense.