JANEIRO BRANCO – Lei Nº 17.330, de 2017 – SC
Instituída por lei estadual, a Campanha Janeiro Branco, com o lema “Quem cuida da mente, cuida da vida!”, tem como objetivo promover a conscientização da população catarinense para o tema da saúde mental na vida das pessoas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, um transtorno mental frequente que afeta todas as faixas etárias, de qualquer raça, etnia ou classe social. Mais especificamente, no Brasil, em torno de 12 milhões de pessoas sofrem dessa doença. O número é equivalente a 5,8% da população, colocando o país em segundo lugar no ranking das Américas (atrás apenas dos Estados Unidos).

O Ministério da Saúde reforça, em seu site, a importância de se ter hábitos saudáveis, tanto para o corpo quanto para a mente, e dá algumas dicas que podem contribuir, e muito, com a nossa qualidade de vida:
Reserve um tempo para curtir a vida e sempre mantenha diálogos com os outros;
Viva intensamente seus momentos em família;
Pratique atividades físicas;
Mantenha uma alimentação saudável;
Reforce seus laços de amizade;
Não abra mão de boas noites de sono;
Não tenha vergonha de buscar ajuda de profissionais.

Diante dos dados, o SINDALESC reforça a importância do debate em torno do tema. Janeiro Branco desempenha um papel fundamental ao colocar o assunto em evidência. Depressão, ansiedade e outros transtornos emocionais devem ser discutidos mais abertamente para que possam ser prevenidos e devidamente tratados.