Na noite desta terça-feira (09), o Sindalesc realizou a 5ª assembleia virtual com a categoria. A reunião foi iniciada com a apresentação do novo site pelo secretário Antônio Vitor, que mostrou como esta é mais uma ferramenta para auxiliar nas lutas que os servidores públicos estão enfrentando em âmbito nacional (PEC 186, PEC 32 e ADI 5441), estadual (Reforma da Previdência) e dentro da Alesc (direitos históricos subtraídos). Estavam na pauta também os desdobramentos na ADI 5441, bem como o posicionamento do presidente da Alesc, Mauro de Nadal, sobre as ações administrativas que a Casa irá realizar após o fim do julgamento.

O tema da Reforma da Previdência foi objeto de uma explanação do presidente do Conselho de Administração, Johni Lucas, que deixou claro que as informações sobre o projeto permanecem inacessíveis, o que denota uma falta de transparência e impede um debate com a categoria dos servidores públicos.

Com relação às PECs 186 e 32, foram ressaltados o engajamento e as mobilizações dos servidores do país, que resultaram em uma vitória parcial no Senado da PEC 186. Todos os presentes na assembleia foram convocados a se manter mobilizados na guerra virtual que vamos enfrentar na Câmara dos Deputados federal para evitar a destruição do serviço e do servidor público. Do mesmo modo, todos foram convidados a participar no dia 15 de março, às 19 horas, de um debate com o especialista Vladimir Nepomuceno, que irá analisar a conjuntura e as consequências para o serviço e o servidor público .

O presidente do Sindalesc informou que a reunião com o presidente da Alesc, realizada no dia 9 de março com a presença de vários membros da diretoria, foi cordial. A pauta extensa e que estava represada desde a administração anterior foi debatida ponto a ponto. O presidente da Casa se comprometeu a, em mais ou menos 20 dias, dar respostas sobre toda a pauta demandada.

Mais detalhes sobre a reunião com o presidente e as reivindicações encontram-se no novo site do Sindalesc. Acesse www.sindalesc.org.br e clique na aba “Direitos e Benefícios”. Caso não possua um usuário, antes, é preciso cadastrar-se.

Acolhidas as diversas manifestações, houve consenso na decisão de conceder novo prazo para o presidente da Alesc apresentar um posicionamento sobre os temas do artigo 33 da 002/2006 e o cumprimento da data-base de 2020, que serão judicializadas caso não se consiga resolver administrativamente.