Os sindicatos têm papel fundamental na disseminação de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente.

Diante disso, o Sindalesc lançou em 20 de agosto, o projeto socioambiental Pegada Ambiental, com o objetivo de promover ações de cuidado com o meio ambiente, aliado a entidades sociais, membros do Poder Legislativo, servidores da Alesc e sociedade civil.

Ao preservar o meio ambiente com ações efetivas, a sociedade depende menos dos serviços públicos e promove o desenvolvimento sustentável.

Entretanto, isto é o que desejamos, mas não é a realidade. O saneamento básico, fundamental para a saúde da população, ainda está longe do ideal.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que só nos últimos anos, mais de 800 mil casos de doenças estão ligados à má qualidade da água, enchentes e a falta de tratamento de lixo e esgoto.

A responsabilidade socioambiental precisa se tornar postura das pessoas e instituições para resgatar a qualidade de vida e a dignidade humana.

O Sindalesc tem como propósito a defesa dos serviços públicos, que dependem transversalmente da qualidade de vida da população em geral. Portanto, está vinculada às condições socioambientais.

Sendo assim, o sindicato busca somar esforços nas comunidades e protagonizar este tema junto às suas bases e no espaço político em que atua, no âmbito do poder legislativo catarinense.

Qualidade de vida é sinônimo de respeito e preservação do meio ambiente.
SINDALESC E ALFALESC – EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DO MEIO AMBIENTE!