O Dia Mundial da Árvore celebrado nesta terça, 21, foi criado para conscientizar as pessoas sobre a importância dessa riqueza natural.

As árvores possuem papel fundamental na produção de oxigênio, são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade, diminuem a poluição sonora e o vento, mantêm a umidade do ar e a regularidade da chuva.

Entretanto, as pessoas não estão cuidando bem delas. O desmatamento continua acelerado. No Brasil, por exemplo, 24 árvores por segundo deixam de existir. Dados do MapBiomas, apontam que a Amazônia representa quase 61% da área atingida pelo desmatamento, seguida pelo Cerrado, com 31%, Pantanal, 1,7%, e Pampa, 0,1%.

Para preservar este patrimônio natural, é preciso ações práticas que ajudem na conscientização. Por isso, em parceria com a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Afalesc), o Sindalesc propõe algumas ações dentro do projeto Pegada Ambiental para cuidar das árvores e do meio ambiente.

Para marcar este momento importante e também o Dia da Árvore, será realizado o lançamento solene do Projeto Pegada Ambiental. O projeto, em parceria com a Alesc, prevê os plantios do pau-brasil, árvore-símbolo do Brasil, e da espinheira-santa e da imbuia, árvores-símbolo de Santa Catarina. A ação ocorre em conjunto com os deputados e deputadas.

Lançamento projeto Pegada Ambiental 🌳
Dia: 21 de setembro de 2021 – terça-feira
Horário: Será definido pelo Presidente da Alesc no início da sessão plenária, entre 14h e 17h
Local: Plenário da Alesc