A consciência ambiental começa dentro de casa. E isso passa por separar os resíduos sólidos de forma correta.

Selecionar o lixo evita que muitos materiais recicláveis acabem em aterros sanitários e prejudiquem o meio ambiente.

Para saber como você pode fazer a sua parte e ajudar a diminuir os impactos do consumo, é fundamental entender alguns conceitos.

Coleta seletiva: é o método que otimiza os processos de destinação do lixo e é um dos pilares do consumo sustentável. Ela é importante porque reduz os danos ambientais. Quando separamos o lixo, facilitamos muito o tratamento dos resíduos sólidos. Isso significa dividir entre orgânicos e inorgânicos e pelos tipos de materiais: vidro, papel, alumínio, eletrônicos e celulares, por exemplo.

Reciclagem: é uma ação continuada de coleta e processamento de resíduos que de outra forma seriam jogados como lixo. Entretanto, podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos.

Reciclado é diferente de reciclável: o material reciclado já foi recuperado, ou seja já foi reaproveitado e transformado em novo produto. O termo reciclável significa que o material pode ser usado para um novo produto ou voltar para a cadeia produtiva. 

Em algumas cidades, é possível observar em condomínios ou nas ruas os coletores de lixo que se diferenciam pelas cores. Fique atento às cores antes deste material deixar a sua casa.

Você faz a sua parte pela preservação do planeta? Comente aqui as suas atitudes.

SINDALESC E AFALESC – EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DO MEIO AMBIENTE!