Os canudos de plástico são inimigos do meio ambiente. E por quê?

Esse tipo de plástico demora 200 anos para se decompor e, atualmente, eles representam cerca de 4% do plástico que polui os oceanos.Os canudos chegam aos nossos lagos, rios e oceanos, onde a vida marinha corre o risco de ingeri-los ou de ser exposta às toxinas do produto.

Estima-se, por exemplo, que 70% das aves marinhas e 30% das tartarugas ingeriram algum tipo de plástico. Milhares delas e de outros animais selvagens morrem a cada ano de complicações relacionadas ao consumo deste material.

Estima-se que uma pessoa sozinha pode descartar até 3.650 canudos em cinco anos. Se mantivermos as projeções, chegaremos a 12 bilhões de toneladas acumuladas até 2050.

A produção contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável. Além disso, a vida útil é muito curta: cerca de 20 minutos, tempo que levamos para tomar um suco, vitamina ou refrigerante.

E o que se pode fazer para reduzir o impacto dos canudos no meio ambiente?

Entender por que eles são um problema e fazer um esforço consciente para abandonar de vez o uso de canudos. Eles são apenas conveniência e não necessidade.O uso do canudo se tornou um hábito, e os hábitos podem ser alterados com o desejo de mudar. 

Com o tempo, você se acostuma a usar apenas o bom e velho copo. Desde que não seja descartável, hein?