Em outubro, ações em todo mundo visam a prevenção, diagnóstico precoce e redução da mortalidade de mulheres por câncer de mama e de colo do útero.

A campanha em Santa Catarina foi instituída pela lei 16.028, de 2013, com o objetivo de promover ações em favor da integridade da saúde das mulheres.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no mundo. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que, para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Em Santa Catarina, 660 mulheres morreram vítimas do câncer de mama no ano passado. Em 2021, até 24 de setembro, 429 óbitos já tinham sido registrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores de consistência branda, globosos e bem definidos.

Para o tratamento de câncer de mama, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.

Quanto antes descobrir o nódulo, maior é a eficácia do tratamento. O cuidado com a saúde, a realização do exame de toque, que pode e deve ser feito em casa, e consultas regulares com médicos especialistas são os principais métodos de prevenção ao câncer de mama. 

O SINDALESC apoia esta campanha de amor e de cuidado com a saúde das mulheres.