Existem inúmeras razões para não se usar o copo descartável no seu dia a dia. Você sabe por quê?

Uma delas é sobre a quantidade exorbitante de água utilizado para produzi-lo. Os copos descartáveis gastam mais água: para a produção são utilizados até 3 litros de água para cada copo, usado apenas uma vez e jogado no lixo.

Isso é um volume 10 vezes maior do que lavar um copo reutilizável, que gira em torno de 300 ml. Se for lavado na máquina, o volume cai ainda mais: 100 ml. Além de consumirmos mais água, os descartáveis emitem CO2. 

Confira outros motivos para você reduzir o consumo ou deixar de usá-lo:

1- Demora muito para se decompor: o tempo de decomposição está entre 250 a 400 anos. É tão contraditório se comparado à vida útil dos copos que chega a durar apenas 13 segundos após sair do display.

2- A maioria não será reciclada: o copo descartável é o resíduo sólido menos reciclado ao redor do mundo. A maior causa disso é o baixo custo de mercado. As empresas e cooperativas de reciclagem chegam a pagar até R$ 0,20 pelo quilo do produto. E para chegar a um quilo é preciso juntar 250 copos de plástico.

3- Os copos reutilizáveis têm impacto bem menor: no seu trabalho, por exemplo, leve o seu próprio copo de vidro para a água ou a sua xícara para o café. Você pode usar ainda os ecológicos que são feitos de materiais naturais. Eles se decompõem mais rapidamente no meio ambiente. Dentre os exemplos estão o de fibra de coco e o de fécula de mandioca.

E então, responda aqui: quantos copos descartáveis você ainda usa por dia?