Hoje, 15 de outubro, é dia de homenagem a todos os professores. Todo nosso carinho, admiração e respeito.

São eles os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país. Trata-se de uma das profissões mais importantes no mundo porque sem ela a transmissão do conhecimento e o aprendizado seriam praticamente impossíveis. Os professores são os profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior.

Você sabia que a comemoração da data tem muito a ver com uma figura importantíssima para a história política catarinense? Primeira mulher a ocupar um cargo no Legislativo em Santa Catarina, a deputada, jornalista e professora Antonieta de Barros elaborou o projeto de lei que criava o Dia do Professor no Estado.

A lei, homologada pelo então governador José Boabaid, foi publicada 15 anos antes da data ser reconhecida nacionalmente. O decreto federal, assinado pelo então presidente da República João Goulart, é de 1963.

O Estado catarinense foi um dos primeiros no país a reservar o dia 15 de outubro para os professores. A ideia surgiu um ano antes de o projeto de lei de Antonieta de Barros tramitar na Alesc: em 1947, o professor paulista Salomão Becker propôs um dia de confraternização e homenagem aos professores.

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

O SINDALESC parabeniza a todas as professoras e professores, em especial os servidores públicos.

SINDALESC – EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO!