Há risco de alguns animais só serem vistos nos livros de história por causa dos perigos da extinção.

Isso ocorre em vários países e no Brasil não é diferente. O Ministério do Meio Ambiente calcula que existam 1.173 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

Dentre as razões estão: a perda de habitat devido à expansão agrícola, obras de infraestrutura e tráfico de espécies exóticas.

Confira os cinco animais brasileiros que ocupam a lista de “criticamente em perigo”:

1- Bugio marrom: é encontrado em regiões de Mata Atlântica no sul da Bahia, extremo nordeste de Minas Gerais e extremo norte do Espírito Santo. Estima-se que não haja mais que 50 indivíduos dessa espécie;

2- Baleia azul: elas são cada vez mais raras em território brasileiro. Nas últimas três gerações, houve um declínio de pelo menos 90% da espécime.

3- Jararaca-ilhôa: apesar de ter uma área extremamente limitada, está na lista devido à captura ilegal de indivíduos adultos para o mercado negro como animal exótico.

4- Tartaruga-de-couro: o saldo negativo do total de espécies no litoral brasileiro é justificado pela captura de ovos, matança das fêmeas e captura acidental de adultos em redes de pesca.

5- Ararinha-azul: o tráfico de animais silvestres, a perda e a degradação ambiental são as principais causas para o desaparecimento da espécie. O último indivíduo livre sumiu em outubro de 2020. Atualmente são aproximadamente 240 animais dessa espécie no mundo e todos estão em cativeiro.

A boa notícia é que há boas expectativas do retorno à natureza tanto da tartaruga-couro, quanto da ararinha-azul.

É importante fazer a sua parte para reduzir os riscos de extinção:
Evite produtos prejudiciais à natureza. Busque produtos com materiais reciclados, por exemplo.
Nunca compre produtos fabricados com espécies ameaçadas de extinção. Evite souvenirs feitos com marfim, a casca de tartaruga, corais ou peles de tigres
Esforce-se para comprar alimentos fabricados na sua região. Fazendas menores provocam menos danos ambientais

Responda: quais dessas ações você já faz ou pretende praticar?