Você sabia que é possível reciclar o lixo eletrônico?

Essa também é uma atitude que contribui para reduzir os impactos da indústria ao meio ambiente.

Mas, afinal o que é o lixo eletrônico? São todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, suas partes e acessórios que foram descartados sem a intenção de reutilizá-los.

E por que ocorre este descarte? Porque com as novas tecnologias, os aparelhos eletrônicos são facilmente substituídos por aqueles mais modernos, o que faz com o que os antigos sejam jogados fora muito mais rapidamente.

Um relatório produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que em 2017, o Brasil produziu, em média, 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano. Em 2019, foram geradas mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo, dos quais apenas 10 milhões de toneladas foram descartadas de forma correta e recicladas.

Há vários produtos que podem ser reciclados. Pilhas usadas podem ser transformadas em pigmentos para fogos de artifícios, piso cerâmico, vidros, tintas, além da reutilização do zinco.

Placas de circuitos eletrônicos são enviados para a recuperação de metais e as partes metálicas são transformadas em peças novas.

Nas Olimpíadas, realizadas em Tóquio, no Japão, as medalhas entregues foram criadas a partir de lixo eletrônico.

Aqui no Brasil, existem locais corretos para se fazer o descarte de produtos eletroeletrônicos. Os comerciantes e distribuidores são responsáveis por receber estes equipamentos e entregar aos fabricantes e importadores que devem dar a destinação correta.

 

E você? Costuma descartar o seu lixo eletrônico de forma correta? Faça a sua parte para o meio ambiente ser mais saudável para todos.

 

#lixoeletronico

#lixoreciclado

#reusodolixo

#meioambiente

#natureza