Criada pela União Internacional para Controle do Câncer, a data tem como objetivo mobilizar pessoas para reforçar a importância da adoção de hábitos saudáveis.

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Segundo a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), a expectativa para 2020 é de aproximadamente 19 milhões de casos de câncer, com 10 milhões de mortes, isso em todo o mundo.

Em específico, o câncer de pulmão é o mais incidente, seguido pelo câncer de mama, cólon e reto e próstata. A ocorrência em homens representa 53% dos casos novos, sendo um pouco maior nas mulheres, 47%.

Segundo os especialistas, a melhor prevenção contra a doença é “seguir um estilo de vida correto, desde uma idade precoce”.
Confira as nove regras “de ouro” da prevenção:

1. Não fume: 30% de todos os cânceres estão relacionados ao consumo de tabaco.

2. Consuma álcool moderadamente: a única bebida essencial para o corpo é a água. É necessário beber pelo menos 1,5 ou 2 litros por dia.

3. Siga uma dieta saudável e equilibrada: coma frutas e legumes regularmente. Limite os alimentos a uma quantidade de calorias. Evite bebidas açucaradas, conservas, alimentos ricos em sal, além da gordura da carne vermelha.

4. Pratique atividade física moderada todos os dias.

5. Proteja-se contra doenças sexualmente transmissíveis: use sempre preservativos durante a relação sexual.

6. Evite o uso de substâncias dopantes: os esteroides anabolizantes elevam o risco de tumores, especialmente no fígado, na próstata e nos rins.

7. Participe de programas de vacinação e leve os seus filhos, principalmente quando for prevenção de hepatite B e de papilomavírus (HPV).

8. Se puder, realize o aleitamento materno. A amamentação reduz o risco de câncer.

9. Participe de programas de triagem para diagnóstico precoce de câncer colorretal, de mama e tumores do colo uterino.