Dia Mundial da Conscientização do Autismo – 2 de abril

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Conscientização é uma palavra-chave no que diz respeito ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

O TEA é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno, por isso se fala em um espectro de transtornos que variam em cada pessoa.

Desde 2012, o autista tem direitos reconhecidos por meio do Estatuto do Autista e consolidado em 2015 através da Lei Brasileira de Inclusão. No entanto, até hoje sequer existem estatísticas oficiais sobre o número de autistas no país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças tenha o transtorno. Mas esse número pode ser ainda maior.

Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, mostram que a prevalência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aumentou. Em 2004, o número divulgado pelo CDC era de que 1 pessoa em 166 tinham TEA. Na última publicação, de 2020, a prevalência está em 1 em 54.

A partir desses números, estima-se que haja no Brasil entre 2 milhões e 3,7 milhões de autistas. A Lei 13.861/2019 obriga a inclusão nos censos demográficos de informações específicas sobre pessoas com autismo. Por isso, espera-se que a partir do próximo censo seja possível traçar um retrato do TEA no Brasil para que se possa implementar políticas públicas sobre o tema.

O Sindalesc respeita e apoia a causa dos autistas e defende que haja acessibilidade para todos/as, respeitando e valorizando as especificidades.

SINDALESC -EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO!