Dia Mundial da Saúde – 7 de abril

O tema da saúde ganhou destaque devido à pandemia. O coronavírus, que já deixou quase 700 mil mortos no Brasil, evidenciou as desigualdades no que diz respeito a um direito fundamental: a saúde.  

Justamente em um momento em que o Sistema Único de Saúde (SUS) se mostrou tão importante, principalmente para os mais vulneráveis, ele está sendo alvo de ataque pelo governo com a proposição da reforma administrativa (PEC 32/20). A PEC é um verdadeiro desmonte do serviço público. Um debate sobre esse tema é urgente, ainda mais hoje, no Dia Mundial da Saúde.

De acordo com a Lei nº 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental, devendo o Estado prover as condições para o seu pleno exercício. A lei diz ainda que são determinantes para a saúde alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, trabalho, renda, educação, atividade física, transporte, lazer, e acesso a bens e serviços essenciais.

A Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, mostrou que 150 milhões de brasileiros dependem exclusivamente do SUS. Isso corresponde a mais de 70% da população do país. Segundo o IBGE, há “relação direta entre a cor ou a raça e o nível de instrução e a cobertura de plano de saúde, destacando-se, nesse sentido, as pessoas brancas ou com Ensino Superior com as maiores proporções de cobertura”. 

Por isso, é imprescindível que os governos garantam que todos tenham acesso a serviços de saúde públicos de qualidade. Deveríamos estar discutindo melhorias no sistema que atende a maioria dos brasileiros e não correndo o risco do seu desmonte. 

O SINDALESC reforça o seu compromisso com a defesa do Sistema Único de Saúde. A pandemia escancarou a importância do SUS, e não podemos admitir a aprovação de uma PEC que levará à perda de financiamento e de autonomia e que permitirá que a saúde pública seja privatizada. Lutar pelo SUS é lutar pela vida da população.

“SINDALESC -EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO!

#diamundialsaude #pec32nao #defensaosus