Nesta quarta-feira, dia 13 de abril, teve início a nova etapa do Projeto Pegada Ambiental 2022. O servidor aposentado da Alesc e ambientalista Alesio dos Passos esteve no Centro de Integração Social, na Vila Aparecida, para uma conversa com a comunidade e plantio de mudas de diversas plantas. 

Alesio recolheu na comunidade uma série de plantas com fim medicinal e explicou para a comunidade sobre elas, tirando dúvidas sobre as suas propriedades e ensinando como prepará-las. A ideia é que a comunidade possa fazer uso adequado das plantas que dispõe perto de suas casas. 

O ambientalista explicou que a Farmácia Viva, ou seja, o uso de plantas com propriedades medicinais, foi instituída pelo Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Assim, evidenciou como o cultivo de espécies vegetais medicinais pode trazer benefícios para a comunidade. 

Depois da conversa, foram plantadas 16 mudas de plantas comestíveis e medicinais. O ambientalista orientou a comunidade sobre os cuidados de cultivo de cada uma delas. 

Neste ano, o Pegada Ambiental irá realizar experiências em parcerias com três escolas e entidades. A intenção é envolver os estudantes, os professores, além de parlamentares e a sociedade em geral em práticas de preservação ambiental.

Os três locais que serão parceiros do SINDALESC e da AFALESC no Projeto Pegada Ambiental 2022 serão a Escola Estadual Jurema Cavallazzi, no bairro José Mendes, a Escola Estadual São Miguel, bairro Areias, em São José, e o Centro de Integração Social, na Vila Aparecida. 

 SINDALESC E AFALESC – EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DO MEIO AMBIENTE!

#reciclagem #meioambiente #preservacaoambiental #pegadaambiental #sindalesc