Nos últimos dois anos vivemos diante de um isolamento social que foi necessário para enfrentarmos a pandemia, mas que causou mudanças de hábitos e até mesmo a ressignificação de relações com familiares e amigos. Para aqueles que se permitiram refletir um pouco mais, foi possível pensar sobre o nosso papel na sociedade e muitas outras coisas das quais ficamos privados.

Relembrar tudo isso é muito importante hoje, na Páscoa, quando temos a oportunidade de reunirmos novamente nossas famílias e celebrar uma data que traz consigo a força da esperança. 

A cruz de tentar vencer um inimigo invisível, como é o caso do vírus que só no Brasil matou mais de 660 mil pessoas foi muito pesada para todos. E tem sido angustiante ver a desordem econômica castigar tantas famílias.

Isso sem contar outros graves problemas, como a desvalorização dos servidores públicos, o preconceito contra as minorias, o desrespeito às lutas importantes como a das mulheres. Todos os dias, cada um de nós carrega cruzes como essas ou tantas outras, as quais parecem pesadas demais. Mas continuamos andando pois sabemos que sem essa luta diária não conseguiremos transformar o mundo em que vivemos. 

A data de hoje é doce. É um momento de se deliciar com o chocolate e com a magia das crianças em busca do ninho do coelho. Mas para que dias melhores estejam pela frente, reflexões também são necessárias.

Em primeiro lugar, não podemos esquecer que Jesus, a quem celebramos hoje a ressurreição, tem sua história marcada pela defesa das minorias. 

Além disso, a Páscoa nos traz a mensagem de que o sofrimento não pode ser motivo para desânimo, mas estímulo para as nossas vitórias. Ela nos mostra a importância de partilhar, e de unir forças contra a opressão. 

A data de hoje nos propõe dizermos sim ao amor e à vida e nos convida não só a lutar por um mundo melhor, mas a buscá-lo por meio da fraternidade e da solidariedade.

Feliz Páscoa!

SINDALESC -EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO!