22 de abril – Dia Mundial do Planeta Terra

Com aproximadamente 5 bilhões de anos e 6 bilhões de habitantes, o planeta Terra é nossa casa, mas a crise climática, o efeito estufa, os desmoronamentos e tantos outros sinais do planeta mostram que não cuidamos bem dele.

Hoje, 22 de abril, marca no calendário o Dia Mundial do Planeta Terra ou Dia da Terra. Essa é uma data que exige muita reflexão sobre como nossas ações impactam o futuro do planeta em que vivemos. 

Este ano, cientistas apontaram que as grandes quantidades de plásticos e produtos químicos produzidas pela humanidade ultrapassaram os limites planetários suportáveis. Menos de 10% do plástico do mundo é reaproveitado para uma produção que atualmente chega a 367 milhões de toneladas.

Uma pesquisa do Carbon Brief sobre o acumulado histórico de emissões de gás carbônico de 1850 a 2021 colocou o Brasil entre os maiores poluidores do mundo. No Brasil, 55% das emissões são por desmatamento. 

Nós do Sindalesc acreditamos que essa mudança deve partir de todos e que os sindicatos têm papel fundamental na disseminação de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente. É  por isso que desenvolvemos o Projeto Pegada Ambiental, que surgiu por iniciativa estratégica do SINDALESC, em união com a AFALESC e especialistas voluntários.

Hoje, no Dia Mundial da Terra, queremos lembrar a você de fazer a sua parte. Economizar água, reduzir o consumo de energia, não jogar lixo na rua, reciclar, diminuir o uso de automóveis, são ações que ajudam muito. Precisamos repensar nossas atitudes em relação ao nosso Planeta e também para exigirmos de governantes medidas eficientes de respeito e proteção à Terra. 

O Sindalesc se une à luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

SINDALESC – EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO 

#Sindalesc #meioambiente #preservacaoambiental #conscientizacaoambiental #projetopegadaambiental #juntossomosmaisfortes