O dia de hoje marca uma data importante de reflexão. O 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. Infelizmente, a maioria das pessoas só se dá conta de como ações de prevenção sobre esse tema são importantes quando trabalhadores pagam com seu sangue pela falta de segurança nas atividades que realizam.

Foi justamente assim que aconteceu em 28 de abril de 1969, quando uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Mas a violência contra os trabalhadores não ficou no passado. Exemplo disso foi quando em janeiro deste ano, um trabalhador da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), autarquia responsável pela coleta de lixo e limpeza de Florianópolis, morreu em um acidente de trabalho. 

De acordo com a última atualização do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho em Tempos de Covid 19, de 2012 a 2020, 21.467 trabalhadores morreram em acidentes de trabalho no Brasil. 

Só em 2020, houve 28,5 mil acidentes de trabalho em Santa Catarina, com 104 mortes, o que colocou o Estado em quinto lugar no ranking de acidentes laborais do país. E os números podem ser piores, pois estima-se uma subnotificação de 32,7%. 

Desde 2017, foi estabelecida em Santa Catarina a Lei Estadual nº 17.389 Abril Verde, que tem como objetivo conscientizar a população quanto à importância da prevenção aos acidentes de trabalho e às doenças ocupacionais. Precisamos cobrar que, cada vez mais, essas ações de prevenção saiam do papel e que as condições de trabalho sejam fiscalizadas. 

O SINDALESC reforça o seu compromisso com a defesa dos trabalhadores. Defendemos o trabalho seguro, sem doenças ou acidentes, porque o trabalhador não pode ser invisibilizado e sua vida não é negociável. 

“SINDALESC -EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO!