1º de maio – Dia do Trabalhador

O primeiro de Maio marca o Dia do Trabalhador. É um momento de reflexão, sobre como precisamos avançar muito no que diz respeito às condições de trabalho.

As últimas pesquisas mostram que o desemprego atinge 12 milhões de brasileiros e outros 25,9 milhões trabalham por conta própria. A renda média do trabalhador encolheu 10,7% no ano passado e as carreiras do serviço público, que representam milhões de trabalhadores que atendem os mais pobres com serviços básicos de saúde e educação, sofrem ataques constantes. Enquanto isso, a inflação sobe de maneira galopante.

O desemprego, os baixos salários, o número recorde de informais, a alta da subocupação, o desmonte das carreiras do serviço público, a desvalorização dos servidores públicos e do seu papel na sociedade, as reformas que priorizam o capital e os bancos, além da inflação persistente, acima de dois dígitos, são provas de que, ao invés de celebrar, a classe trabalhadora tem muitos motivos para reivindicar.

Vivemos um desmonte progressivo da CLT e das carreiras do serviço público, com propostas de reformas trabalhistas, previdenciárias e administrativas cada vez mais duras. Precisamos, neste dia que carrega um histórico de luta por direitos, lembrar como é importante as categorias dos trabalhadores públicos e privados estarem unidas em busca de condições melhores de trabalho e remuneração digna.

É urgente que os trabalhadores, especialmente aqueles públicos que estão a anos sem reajuste, tenham a revisão inflacionária a cada 12 meses, para que possam manter seu poder de compra e viver com a dignidade que merecem.

A mobilização se faz necessária a todo momento! Não podemos permitir que os direitos dos trabalhadores sejam subtraídos, que as carreiras do serviço público sejam extintas ou que a classe trabalhadora seja dividida.

SINDALESC – EM DEFESA DO TRABALHADOR E DO SERVIÇO PÚBLICO!

#diadotrabalhador #diadotrabalho #sindicato #lutapordireitos #valorizaçãodotrabalhador