2 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral

O dia de hoje é dedicado a um debate fundamental quando o assunto é saúde física e mental dos trabalhadores: o combate ao assédio moral. As atitudes abusivas causam uma violência devastadora, que fere a dignidade e ocasiona uma série de doenças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o assédio moral no ambiente de trabalho é um comportamento irracional, repetido, em relação a um determinado empregado, ou a um grupo de empregados, criando um risco para a saúde e para a segurança dos mesmos.

A globalização e o neoliberalismo tornaram o ambiente de muitas empresas e instituições hostil, muitas vezes desumano. Tratado como um objeto de produção, o trabalhador passou a ser cobrado cada vez mais. Perdeu-se de vista que no trabalho também se desenvolvem relações interpessoais e sociais.

Se pensarmos o momento atual, em que somos governados por um Estado Necropolítico, no qual a estrutura montada não defende a saúde do trabalhador, muito pelo contrário, o projeto é justamente o do descaso, a realidade se mostra ainda mais avassaladora.

Tanto nas empresas quanto nos ambientes públicos, os abusos contra os trabalhadores fazem com que enfrentem depressão, insônia, diminuição da capacidade de concentração e memorização, irritabilidade, baixa autoestima, síndrome de burnout.

Atualmente, não existe nenhuma lei que de fato puna o assédio moral no Brasil, o que é inadmissível. Está tramitando no Senado PL 1.521/2019 que altera o código Penal para tipificar o assédio moral e torná-lo crime.

É preciso nos unirmos para evitar e para denunciar as pressões abusivas, as humilhações e as ridicularizações contra a dignidade do trabalhador. Que o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral sirva não só para refletirmos mas para criarmos efetivamente ambientes mais saudáveis de trabalho.

SINDALESC – EM LUTA PELO FIM DO ASSÉDIO MORAL E EM DEFESA DO TRABALHADOR E DO SERVIÇO PÚBLICO!

Assista nosso vídeo: