A poeta indiana Rupi Kaur escreveu algo emblemático sobre o que é ser mãe e sobre o cuidado:

tenho tanta dificuldade
de entender
como alguém
pode derramar sua alma
sangue e energia
em alguém
sem pedir
nada em
troca
tenho que esperar até ser mãe.

A escritora chama a nossa atenção para o quão importante é a data que comemoramos hoje. O Dia das Mães não é só um momento de homenagem, mas também de reflexão. Ser mãe é algo único, uma experiência que marca para sempre as mulheres que abraçam esse verdadeiro ato de amor. Por outro lado, isso envolve um cuidar que é um trabalho infinito e, muitas vezes, invisibilizado e pouco valorizado.

Ser mãe exige atenção, cuidado, planejamento, ajuste, tropeços, recomeços. É um projeto para uma vida inteira, mas que tem pouco reconhecimento por parte da nossa sociedade.

Sem políticas públicas que incentivem e promovam a conciliação entre trabalho e o exercício da maternidade, é comum que mulheres precisem reduzir a jornada de trabalho e até mesmo que percam seus empregos simplesmente por se tornarem mães.

Elas têm os seus limites físicos e psicológicos testados ao máximo, são criticadas por estarem cansadas, ficam desgastadas por serem multitarefa, são tomadas por um sentimento de culpa de quem sabe que a corda vai estourar em cima da mãe, afinal é ela que vai carregar nas costas todas as ausências.

Cada maternidade é única, mas a luta é de todos nós. É preciso acabar com as opressões que essas mulheres vivem e procurarmos construir uma política pública de cuidado é que iremos, de fato, valorizar TODAS as mães.

O  Sindalesc parabeniza  todas as mães pelo seu dia.

SINDALESC – EM DEFESA DAS TRABALHADORAS E DO SERVIÇO PÚBLICO!

#sindalesc #felizdiadasmaes