15de Maio – Dia do/a Assistente Social

O 15 de maio marca o Dia do (a) Assistente Social, um profissional cada vez mais  importante para a nossa sociedade.

O Serviço Social no Brasil surgiu na década de 1930. Nas décadas seguintes, houve um crescimento da profissão, pois o êxodo rural e o consequente inchaço das cidades geraram muitas mazelas sociais.

Segundo o Conselho Federal de Serviço Social, hoje há mais de 200 mil assistentes sociais no país. Muitas pessoas não têm sequer ideia de como a atuação desses profissionais faz a diferença. Eles trabalham desde a análise até a execução de planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.

O profissional do serviço social pode atuar em diferentes campos e, inclusive, por meio de seu trabalho, promover a discussão de temáticas como gênero, raça, etnia, violência contra a mulher, entre outras reflexões.

Agora, imagine a importância desses profissionais em um país como o Brasil,no qual, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV),  se estima que pelo menos 30% da população tenha renda de até ¼ do salário mínimo, em que cerca de 27 milhões de pessoas, 12,8% da população brasileira, está abaixo da linha da pobreza e cerca de 18 milhões de crianças passam fome.

Os assistentes sociais não só fazem parte da classe trabalhadora, mas também estão ao lado dos trabalhadores para buscar uma sociedade mais justa. No momento sombrio em que vivemos, em que as liberdades democráticas  e os direitos trabalhistas e sociais estão sendo atacados, é preciso reconhecer a contribuição da categoria.

O Sindalesc parabeniza a todos os assistentes sociais, em especial os que fazem parte da Alesc e que são tão essenciais para a defesa e a efetivação dos direitos da população!

SINDALESC – EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO!

#diadoassistentesocial #assitentesocial #sindicato #lutapordireitos #valorizaçãodotrabalhador