O lixo há muito tempo está no centro das discussões sobre as mudanças climáticas e todas as transformações que o meio ambiente vem sofrendo. Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos Brasil 2021 mostraram que com o trabalho em casa, a geração de resíduos sólidos urbanos no país alcançou a marca histórica de 82,5 milhões de toneladas por ano. Por isso, mais do que nunca é necessária a reflexão sobre o consumo consciente e a importância de dar um destino adequado ao lixo.
Para incentivar essa discussão, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) estabeleceu o 17 de maio como o Dia Internacional da Reciclagem.

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo. Cerca de 1,7 kg de lixo é gerado diariamente por cada brasileiro. A porcentagem desse lixo que vai para a reciclagem é de apenas 1,28%. Além da poluição que isso representa, muitos catadores dependem da renda que retiram da reciclagem . Só em Florianópolis são 11 cooperativas de recicladores, sem contar os informais.

O Sindalesc acredita que os sindicatos têm papel fundamental na disseminação de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente. Por isso, desenvolvemos o Projeto Pegada Ambiental em parceria com a AFALESC e especialistas voluntários conhecedores de temas ambientais.

Neste ano, o Pegada Ambiental irá realizar experiências em parcerias com três escolas e entidades. A intenção é envolver os estudantes, os professores, além de parlamentares e a sociedade em geral em práticas de preservação ambiental.

Nós acreditamos que são cada vez mais urgentes ações para evitar o descarte incorreto de resíduos no meio ambiente e fomentar os processos de reciclagem, a educação ambiental, a geração de fonte de renda aos trabalhadores do setor e a responsabilidade compartilhada sobre o ciclo de vida dos produtos.

SINDALESC E AFALESC – EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DO MEIO AMBIENTE!