Vivemos um momento muito delicado no país no qual medidas autoritárias e de afronta à Educação e seus profissionais se multiplicam. Mesmo desvalorizados, desrespeitados e com sua autonomia questionada, os profissionais da área  exercem um trabalho muito importante para a nossa sociedade. Por isso, hoje, quando se comemora o Dia Nacional do(a) Pedagogo(a), queremos parabenizar a todos que dedicam sua vida pela Educação.

O Dia do(a) Pedagogo(a) foi instituído pela Instituída pela Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015.  A data lembra a importante função de ensinar, planejar, executar e coordenar tarefas do setor da educação.

A Pedagogia é uma atividade de grande relevância para toda a sociedade pois é a ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem. Por isso, o dia de hoje é importante para refletir sobre os deveres e a postura que família e a instituição escolar têm frente ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.

No âmbito escolar, o pedagogo(a) pode atender aos setores educacionais como: coordenador(a), professor(a) e gestor(a), sendo importante aliado na formação educacional de crianças e jovens. Esses profissionais são responsáveis pelo desenvolvimento de projetos e serviços educativos, com objetivo de qualificar o aprendizado e aplicar planejamento educacional em diferentes instituições. 

Como sabemos, a Educação está diretamente ligada à possibilidade de termos no futuro cidadãos mais responsáveis, capazes de atuar de forma ética na sociedade, exercendo seus direitos e deveres. Termos pedagogo(a)s que abracem com carinho e dedicação a sua profissão é essencial para que isso seja possível.  

Esta é uma homenagem do SINDALESC a quem dedica sua vida ao ensino e à aprendizagem. Nós estamos ao lado de vocês  na luta por uma educação de qualidade, a qual passa pela comunidade escolar com autonomia, com liberdade de ensino e que respeite as diversidades. 

SINDALESC – EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO!

 

 #educação #qualidadedoensino #diadopedagogo #trabalhadores