Há 50 anos, começaram em todo o mundo reuniões para combater os problemas ambientais, em escala mundial. Naquela época, a Suécia foi a sede de um dos maiores encontros mundiais, a Assembleia Geral das Nações Unidas, que ficou mais conhecida como Conferência de Estocolmo. Foi nela que foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Desde então, os países voltam a se reunir a cada 5 de junho para discutir avanços, projetos e, principalmente, compartilhar ideias sobre o que cada nação pode fazer para preservar os recursos naturais e impedir que problemas como o aquecimento global e as mudanças climáticas avancem.

Mesmo passado tanto tempo, ainda vivemos problemas muito sérios como a poluição atmosférica, das águas e dos solos, queimadas, desmatamentos, caça predatória, depósito de lixo em locais inadequados e desperdício de recursos naturais.

Uma data como hoje é importante para que se possa mostrar para toda a sociedade os impactos do homem sobre o planeta. É urgente que se estimule uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais. A reflexão sobre o que cada um de nós, inclusive os nossos governos, estamos fazendo para preservar o Planeta é urgente.

O Sindalesc defende que os sindicatos sejam protagonistas na disseminação de ações que contribuam para a preservação do planeta em que vivemos. O projeto Pegada Ambiental que desenvolvemos em conjunto com a Afalesc, é uma das formas que encontramos para somar esforços nas comunidades e protagonizar este tema junto às suas bases e no espaço político em que atuamos, no âmbito do poder legislativo catarinense.

O Sindalesc acredita que a qualidade de vida que tanto buscamos é sinônimo de respeito e preservação do meio ambiente. Precisamos respeitar e preservar o Planeta que é a casa de todos nós!

SINDALESC EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DO MEIO AMBIENTE

#pegadaambiental #MeioAmbiente #natureza #DiadoMeioAmbiente